A atividade de locador é muito importante para a vida em meio urbano. O mercado imobiliário pode ser muito complexo, e é por isso que é preciso contar com pessoas competentes exercendo a tarefa de locador.

Portanto, é importante que o locador conheça e esteja atento aos seus direitos e deveres dentro de um contrato de locação, para que nenhuma das partes, nem o locador, nem o locatário, seja prejudicada.

Você quer saber mais sobre os deveres e os direitos do locador? Então continue lendo esse artigo para saber como locar um imóvel com eficiência, organização e segurança.

Dessa forma, você vai saber parte do que você precisa fazer antes de alugar um imóvel. Ao conhecer as suas obrigações e seus direitos básicos, você evita problemas desnecessários com os inquilinos.

Os deveres do locador

Os direitos e deveres referentes a todo o processo de locação estão presentes na lei 8.245, de 1991. A legislação garante que tanto o locador quanto o locatário vão cumprir com suas obrigações, e caso algum direito seja desrespeitado, o locador ou locatário pode estar sujeito a penalizações.

Portanto, é melhor estar ciente de suas obrigações antes de locar um imóvel.

Dentre os deveres do locador, destaca-se a entrega do imóvel em perfeitas condições habitacionais. O inquilino tem direito de viver em um local limpo e seguro.

Isso significa que o locador deve entregar um imóvel com boa estrutura e higienizado. Problemas com infiltração e encanamento, por exemplo, são inaceitáveis. Também não é permitido que o locador alugue um imóvel infestado de animais e insetos que possam prejudicar a saúde do locatário.

Além disso, o locador deve entregar o imóvel com todos os documentos em dia. O locador não pode alugar um imóvel que apresente pendências legais ou burocráticas. Portanto, se o locador entregar um imóvel irregular, ele estará infringindo as leis e prejudicando o locatário.

Os direitos do locador

Assim como o locador deve cumprir com suas obrigações e estar atento às suas responsabilidades, o locatário também deve fazer sua parte e assegurar que está respeitando os direitos do locador.

O locador, como um prestador de serviços, tem um compromisso com quem contrata seus serviços. Porém, o cliente ou consumidor não pode esquecer que também tem responsabilidades, principalmente ao assinar um contrato.

Da mesma forma que o locador deve entregar o imóvel em boas condições de moradia, limpo e seguro, o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu.

Por exemplo, se o inquilino fez algo que danificou a pintura das paredes ou a estrutura do imóvel, ele deve pintar as paredes e fazer as reformas necessárias para devolver o imóvel em boas condições.

Portanto, é importante que o inquilino cuide da preservação do imóvel enquanto vive no local para não ter grandes problemas no momento da devolução.

É também dever do locatário pagar todas as contas referentes ao imóvel dentro do prazo. Claro, é muito importante que o inquilino pague o aluguel na data estipulada, mas é importante também que ele esteja atento às demais despesas, como o pagamento de condomínio, por exemplo.

Você está na região de Barueri e Santana de Parnaíba, em São Paulo, e precisa de serviços em locação de imóveis? Entre no site da imobiliária MaxLider Imóveis ou mande mensagem para o nosso WhatsApp para um atendimento de qualidade.

Quais riscos você corre ao alugar ou comprar um imóvel sem intermediação de uma imobiliária?
23 fev
Quero Alugar

Quais riscos você corre ao alugar ou comprar um imóvel sem intermediação de uma imobiliária?

Comprar ou alugar um imóvel pode parecer ser simples. Você encontra uma boa oferta, procura o proprietário e chegam a […]

leia mais