A Taxa Selic está caindo cada vez mais. Hoje, está em 3.75% ao ano, o menor índice da história. Esse valor pode colocar em risco os planos de muitos investidores e, até mesmo de quem pensa em comprar a sua casa própria.
Afinal, qual é a melhor opção neste momento: comprar ou alugar?
Na última década, o cenário econômico mudou bastante. A constante queda da Selic, por exemplo, provocou várias mudanças: a renda fixa deixou de valer a pena, em compensação, os juros dos financiamentos diminuíram.
Mas o que é a Taxa Selic?
De acordo com o Banco Central do Brasil, a Taxa Selic é a taxa básica de juros do nosso país.
Dessa forma, serve como ferramenta tanto para controlar a inflação, como para influenciar todas as taxas de juros do Brasil. A sigla Selic vem do nome Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.
Taxas de financiamentos, de empréstimos e de aplicações dependem do valor da nossa taxa básica.
Assim, quando a Selic está baixa, o custo de captação dos bancos diminui e eles tendem a emprestar dinheiro com juros menores. O consumo das famílias é estimulado, quando os juros estão baixos.
No entanto, quando a Selic está alta, os juros, consequentemente, também ficam mais altos. O estímulo do consumo diminui e o cenário favorece a queda da inflação.
Afinal, devo comprar ou alugar um imóvel?
A resposta é: depende. Se você quiser se livrar do aluguel, a compra de um imóvel pode sim ser uma boa alternativa. Mas isso depende de muitos fatores, como:
– Valor de financiamento;
– Estabilidade;
– Valor de entrada;
– Etc.
Se o seu desejo é comprar um imóvel para morar, confira duas vantagens de fechar negócio com a baixa da Selic:
O mercado de imóveis está desacelerado, o que significa que pode haver boas opções de compras por aí. Além disso, os preços estão subindo, mas abaixo da inflação, o que pode significar uma oportunidade de negócio.
Para quem decidiu financiar um imóvel, esse é o momento. Como falamos, os juros nunca estiveram tão baixos.
Já se a vontade for comprar um imóvel para transformá-lo em investimento (receber aluguel), é preciso ficar atento a algumas precauções.
O proprietário tem muitas obrigações para cumprir, como:
– Pagar os impostos;
– Custos com reforma;
– Relação com inquilinos;
– Entre outros.
Além disso, o dono de um imóvel deve sempre saber que corre o risco de vacância, imóvel desocupado.
Confira duas vantagens de comprar um imóvel e alugá-lo:
Dificilmente quem compra um apartamento ou casa para morar decide se mudar. Afinal, apostou um bom dinheiro naquele patrimônio. Mas se você mora de aluguel, poucas coisas te prendem àquele imóvel.
O orçamento de um aluguel é mais flexível. Se a situação financeira apertar, basta procurar um lugar mais barato. Se estiver bem financeiramente, pode procurar um lugar melhor.
Já os custos de um apartamento comprado, são fixos e não variam.
Uma opção para quem ainda não se sente confortável com essa opção é investir em fundos imobiliários. O retorno, por enquanto, está maior do que de aluguéis tradicionais.
Caso você ainda esteja na dúvida se deve comprar um imóvel, pagar aluguel ou alugar seu patrimônio, entre em contato com a gente e resolva seus problemas!
- Artigo Anterior Novas taxa e tipos de financiamento de imóveis bancários.
- Próximo Artigo Coronavírus: é hora de comprar a sua casa própria?


