Comprar ou alugar um imóvel pode parecer ser simples. Você encontra uma boa oferta, procura o proprietário e chegam a um acordo. Sem muita burocracia, sem papelada ou intervenção de profissionais. O que pode dar errado? Bom… muita coisa!

Nesse artigo você vai descobrir quais riscos você corre ao alugar ou comprar um imóvel sem intermediação de uma imobiliária.

Você paga mais

É comum o proprietário superestimar o valor da sua propriedade, principalmente se possui ligações afetivas com ela. Isso acontece com qualquer pessoa. Ao negociar diretamente com ele, a conversa acontece “no escuro”, pois nem um nem outro possuem informações imobiliárias.

Já no mercado imobiliário, que é bastante movimentado, é possível descobrir o valor real do imóvel com base em algumas informações. Por estar inserida neste mercado, a imobiliária consegue mensurar o valor real e as vantagens para todas as partes. Como busca vender ou alugar o imóvel do cliente, a empresa irá ser realista porque o negócio depende disso.

Problemas com a inspeção

A inspeção é a melhor forma de entregar o imóvel da maneira adequada para o locatário ou comprador. Além disso, o proprietário está assegurado de que todos os problemas e potenciais problemas estão listados em um documento. O negócio é bem feito porque ambos sabem das particularidades do imóvel.

Bom, todo esse trabalho é feito por uma imobiliária. Ela é responsável por analisar minuciosamente a propriedade e demonstrar o que você encontrará nela. Em negociações diretamente com o proprietário você nem sempre sabe, porque muitas vezes ele mesmo não se deu o trabalho de fazer uma inspeção. Imagine a frustração em descobrir problemas só depois que você já adquiriu o imóvel.

Problemas com burocracia

Recusar uma imobiliária para diminuir a burocracia é um erro enorme. Primeiro porque a burocracia não pode ser evitada. Estamos lidando com imóveis, propriedades, e isso envolve aspectos legais. Segundo porque se você evitar uma imobiliária, todo o trabalho será exclusivamente seu.

Além de organizar toda a papelada, é preciso ler e interpretar contratos cheios de jargões jurídicos, que nem sempre são claros. É preciso também conhecer a legislação imobiliária, que é ampla, complexa, e possui normas em níveis federais, estaduais e municipais. Para dar conta de tudo, só com ajuda de um profissional.

Perder o imóvel ideal

Profissionais imobiliários conhecem os locais, os imóveis à disposição e as melhores maneiras de adquiri-lo. Se você procurar sozinho, é evidente que poderá perder uma excelente oferta, de um imóvel que atende todas as suas expectativas.

Ao conversar com uma imobiliária, você descreve tudo o que quer na sua residência. A partir das informações, eles irão trazer para você as opções disponíveis. Imagina o tempo que você levaria para pesquisar por si mesmo? O imóvel dos seus sonhos poderá ir embora.

Processo estressante

Lidar com tudo o que foi descrito acima, quando não é sua especialidade, pode ser muito desgastante. Situações não previstas que podem te levar ao estresse. As imobiliárias existem também para livrar proprietários, compradores e locatários de muitas inconveniências. Você deixa todo o trabalho difícil para outros fazerem e se dedica apenas a analisar as ofertas. Muito melhor, não?

Caso você queira ajuda profissional para adquirir ou alugar um imóvel, entre em contato conosco via WhatsApp. Vamos encontrar o imóvel ideal para você!

Quais são os direitos e deveres do locador dentro de um contrato de locação?
10 fev
Quero Alugar

Quais são os direitos e deveres do locador dentro de um contrato de locação?

A atividade de locador é muito importante para a vida em meio urbano. O mercado imobiliário pode ser muito complexo, […]

leia mais