O mercado imobiliário surge como uma das principais tendências de investimento para 2020, pois a expectativa é que logo no início do novo ano esse setor passe por um reaquecimento próspero. Nesse cenário, colocar um imóvel para alugar mostra-se um negócio favorável, mas fique atento: é preciso cautela para que tudo corra da melhor forma.

Pensando nisso, trouxemos uma lista detalhando os principais cuidados ao colocar um imóvel para alugar.

Entenda quais cuidados tomar ao colocar um imóvel para locação

• Faça uma vistoria prévia
O primeiro passo antes de colocar seu imóvel para locação é fazer uma vistoria para entender o estado atual do imóvel. É importante saber se existem problemas graves a serem reparados. Isso possibilitará melhores negócios e evitará problemas futuros.

• Não deixe de fazer uma análise do locatário
Fazer a análise de perfil do locatário é fundamental antes de fechar negócio, assim você saberá se o indivíduo já teve algum problema em locações anteriores e se é alguém que cumpre seus compromissos. Nesse primeiro momento, já basta uma fazer busca de registros no SPC/Serasa e no Cartório de Justiça de Protestos.

• Formalize o contrato de locação por escrito
Redigir o contrato de locação é a forma mais segura de garantir que tudo será cumprido como combinado. Contratos verbais não oferecem garantia e podem gerar dores de cabeça para ambos os lados. O ideal é ter um contrato redigido por um advogado, pois ele saberá quais cláusulas incluir na minuta.

• Escolha uma modalidade de garantia para seu imóvel
Existem diversas modalidades de garantia de locação como carta fiança, depósito caução, fiador e seguro fiança. Verifique os termos de cada uma e escolha qual delas aplicar para garantir seu imóvel. Atualmente, o seguro-fiança é considerado o mais seguro, pois em caso de inadimplência, o responsável pelo pagamento do aluguel será a seguradora.

• Fique atento aos prazos do contrato
É importante acompanhar os prazos de locação estipulados no contrato. Dessa forma, o locador se previne em casos extremos, como uma possível ordem de despejo. O período mínimo para locação de um imóvel é de 30 meses, podendo variar para mais conforme acordado em contrato.

• Formalize em contrato a responsabilidade de pagamento de IPTU e outros impostos
Após ajustada a responsabilidade de pagamento de IPTU e demais impostos, registre o acordo em contrato para assegurar que não haja descumprimento da cláusula.

• Evite aceitar inadimplência
Aceitar a inadimplência por muito tempo pode gerar um histórico de atrasos nos pagamentos. O ideal é não deixar o atraso passar de um mês. Dado esse prazo, ações legais podem ser aplicadas.

• Mantenha os documentos organizados
Providencie um arquivo para deixar todos os documentos, registros e certidões juntos em um local de fácil acesso. Caso precise recorrer a algum deles, não terá problema em encontrá-los.

Precisa de ajuda? Estamos aqui para te auxiliar

Tem interesse em colocar seu imóvel para locação? Entre em contato conosco pelo site ou por WhatsApp. Nossos profissionais são altamente capacitados e estão prontos para sanar suas dúvidas e auxiliar nesse processo.

A importância de se contratar uma imobiliária que conheça a região na venda do seu imóvel
31 mar
Quero Anunciar

A importância de se contratar uma imobiliária que conheça a região na venda do seu imóvel

Quem está planejando comprar ou alugar um imóvel tem que observar muitas questões, mas quem acha que a preocupação básica […]

leia mais
Chamada – Por que você deve contratar uma administradora de imóvel para gerenciar a locação do seu bem?
26 mar
Quero Anunciar

Chamada – Por que você deve contratar uma administradora de imóvel para gerenciar a locação do seu bem?

A locação de um imóvel envolve procedimentos burocráticos para garantir a segurança entre todas as partes. Veja por que gerenciar […]

leia mais