
Este ano promete ser um bom momento para investir no mercado imobiliário. Isso porque a taxa de juros baixa incentiva à aquisição de imóveis. As condições atuais de financiamento, um dos principais entraves para o fechamento do negócio, mostram-se promissoras.
No segundo semestre de 2019 veio a boa notícia: a taxa básica de juros Selic reduziu ao valor histórico de 4,5% ao ano, uma diferença de dois pontos percentuais. Atualmente, o cenário é ainda mais positivo com um porcentual de 3,75% a.a., o menor valor desde 1996.
A cada redução é esperada uma movimentação positiva do mercado imobiliário, algo que tem sido visto na taxa de juros baixa das principais instituições financeiras do país. Continue lendo para ver como a taxa de juros baixa incentiva à aquisição de imóveis.
É hora de fazer a aquisição de imóveis?
De acordo com Naiara Fracaroli, economista, a queda da taxa de juros Selic influenciou diretamente no mercado imobiliário e o menor custo de financiamento, já anunciado pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, entre outros; garante a oportunidade de investimento.
Para quem já estava no processo de compra de imóveis, este é um momento em que a renegociação se torna possível através de uma portabilidade para outro banco que ofereça melhores condições.
O aquecimento do mercado imobiliário também foi possível devido às facilidades promovidas pela política de financiamento habitacional. Famílias com rendas menores (R$ 3,5 a R$ 7 mil) conseguem o acesso a melhores condições de financiamento.
Taxa de juros baixa incentiva a aquisição de imóveis
Com a queda histórica da taxa Selic, o mercado imobiliário se torna uma boa opção para investimento. Seja através de um FII (Fundo de Investimento Imobiliário) ou na aquisição de imóveis para moradia ou locação.
Este é um momento de grande reaquecimento do mercado imobiliário, com expectativa de entrada de cerca de dois milhões de famílias. Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a cada 1% de redução nas taxas de juros, há um aumento de 16% do mercado.
Em resumo, a taxa de juros baixa incentiva à aquisição de imóveis e a entrada de investidores que desejam locar o imóvel ou investir em fundos imobiliários. O acesso facilitado às linhas de crédito para financiamento imobiliário motivou novos contratos.
Leia também:
5 dicas para se planejar financeiramente antes de comprar um imóvel
Quais são os tipos de créditos imobiliários existentes
Facilidades para a aquisição de imóveis
A taxa de juros baixa também permitiu outro feito que torna mais fácil a aquisição de imóveis: alguns bancos elevaram o limite de financiamento para até 90% do valor do imóvel. Esse benefício diminuiu o valor de entrada e possibilitou um maior tempo para quitar a dívida.
Além disso, é possível contar com outras facilidades como taxas de juros que variam de 6 a 8% ao ano (acrescidas da Taxa Referencial), utilização do saldo FGTS e parcelas atualizadas por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC), que permitem a diminuição conforme o decorrer do contrato.
Procura um imóvel em Barueri? Encontre na Max Líder Imóveis. Atendemos também por <a href=”https://api.whatsapp.com/send?l=pt_BR
- Artigo Anterior Comprar ou alugar com essa nova taxa de juros.
- Próximo Artigo Novas taxa e tipos de financiamento de imóveis bancários.



